TanaSugaPrograma que facilita o cálculo de 10 Dq a partir dos diagramas de Tanabe-Sugano

Como Utilizar o TanaSuga

Tendo o espectro eletrônico do complexo a ser analisado, em mãos, então:

1- Primeiramente, escolha qual o diagrama mais adequado para o complexo a ser analisado.

2- Adicione os valores das frequências de absorção, obtidos do espectro, nos espaços denominados "v1","v2",v3", caso as frequências sejam dadas em nanômetros. Neste caso, basta acionar os botões E1,E2 e E3, para obter as energias correspondentes. Para obter a razão entre as energias, basta acionar os botões E2/E1, E3/E2 e E3/E1.

3- Caso você já possua os valores correspondentes das energias de transição, então adicione-os nos espaços respectivos na frente dos botões E1, E2, E3. Acione, então, os botões E2/E1, E3/E2 e E3/E1 para obter a razão entre as energias obtidas a partir do espectro eletrônico do complexo.

 

4- Agora, com os dados do espectro já tratados, utilize a régua (no canto esquerdo da tela), para aproximar as razões das energias de transição, para tal, utilize a barra de rolagem horizontal para mover a régua. O valor de 10 Dq/B aparecerá no espaço correspondente à medida em que a régua se move.

5- Utilize os espaços denominados m1, m2 e m3, para adicionar os valores encontrados com a régua.

Para verificar se eles respeitam a razão das energias, acione os botões, m2/m1, m3/m1 e m3/m2.

6- Caso as razões sejam respeitadas, então, utilizando a barra de rolagem vertical, ajuste a linha azul para encontrar o valor de E/B para cada transição. Coloque os valores de E/B para cada transição nos espaços correspondentes.

7- Para encontrar os valores dos B’ correspondentes à cada transição, basta acionar os botões B’1, B’2 e B’3.

8- Para encontrar o valor de B médio, 1) selecione a condição adequada para seu complexo. ("Se E3 não existe", "Se E3 existe"); 2) Acione o botão média de B. O valor de M médio aparecerá.

9- Para obter o valor de 10 Dq, acione o botão 10Dq=.

10- Caso queira o valor de Dq, basta acionar o botão Dq=.

 

Imprimindo o Resultado Obtido

1- Coloque o nome do complexo no espaço reservado para tal.

2- Ative o menu "Arquivo" e acione a opção "Imprimir", ou acione, diretamente a combinação de teclas "Ctrl + P", para ativar a impressão.

3- Na nova janela que se abrirá, selecione a impressora em que deseja imprimir o trabalho e aperte o botão OK para imprimir o relatório do trabalho.

4- Para sair do programa, acione o menu sair e escolha a opção Sair, ou acione a combinação de teclas "Alt + F4". O programa se encerrará.

 

 

 

 

TanaSuga

 

O TanaSuga é um programa Freeware, de uso gratuito, todos podem usá-lo, mas é vetado qualquer tipo de engenharia reversa ou descompilação do aplicativo.

Qualquer dúvida ou sugestão sobre o programa, entre em contato com Miguel Araujo Medeiros, no email: migmedeiros@yahoo.com.br.

 

principal