Utilização de sistema tricarbonílico vicinal na preparação de alcalóides 1,2,3,4-tetra-hidro-b-carbonílicos

André Dias Cavalcanti

Neste trabalho foram realizados várias transformações químicas tendo como material de partida o alcatrão vegetal. O substrato de partida destas transformações químicas foi constituído por uma fração do alcatrão vegetal enriquecida em 4-metil-2,6-dimetoxifenol, obtida a partir de sucessivas destilações fracionadas do alcatrão de Eucalyptus sp.
        Inicialmente, a fração foi submetida a reações de metilação e benzilação para introdução de grupos protetores a fim de se obter ácidos aromáticos trioxigenados por reações de oxidação com permanganato de potássio. Posteriormente, estes grupos foram removidos.
        Após a obtenção dos ácidos trioxigenados procedeu à obtenção de sistemas tricarbonílicos vicinais (STCV) a partir de reações de condensação dos haletos de ácido com o trifenilfosforanilideno-acetato de t-butila, onde se obteve ilídeos de fósforo capazes de sofrerem quebras oxidativas com o ozônio.
        Os produtos obtidos a partir da reação de ozonólise se apresentaram de difícil purificação e instáveis em condições ambientes, mesmo quando guardados em baixas temperaturas se decompuseram aumentando o número de componentes da mistura inicial. Dessa forma, a tentativa de obtenção de alcalóides tetra-hidro-b-carbonílicos foi realizada sem a purificação dos respectivos STCV.
        A caracterização dos STCV e dos alcalóides obtidos foi realizada a partir da análise dos padrões de fragmentações destes por espectrometria de massas por impacto eletrônico, apesar das limitações da técnica utilizada, tais como possível fragmentação por decomposição térmica no CG/MS devido à instabilidade dos compostos à alta temperatura e ausência do pico do íon molecular. Testes positivos com o reagente de Dragendorf, aparecimento de fluorescência quando submetidos à luz ultravioleta, juntamente com os padrões de fragmentação dos compostos, indicam que foram obtidos os alcalóides 1-(4-hidroxi-3,5-dimetoxibenzoil)-1,2,3,4-tetra-hidro-
b-carbonílico e 1-(3,4,5-trimetoxibenzoil)-1,2,3,4-tetra-hidro-b-carbonílico.

volta para teses e dissertações

Voltar a gêneros de Celastraceae
Voltar a triterpenos